Projeto Conservação de Nascentes, do Programa de Educação Ambiental (PEA), mobiliza moradores dos bairros Taquaril (Belo Horizonte) e Galo (Nova Lima). Em cada bairro, uma nascente será protegida por meio de cercamento, limpeza e revegetação do entorno. Além disso, serão realizadas atividades de conscientização, como um concurso de redação com alunos de escolas públicas. Saiba mais sobre as atividades do projeto em cada bairro.

 

Taquaril

No bairro Taquaril, a nascente do Setor 10, na Rua Águas Claras, foi a escolhida para ser foco do projeto.

No dia 14 de outubro, a sede da Casa do Hip Hop, no bairro Taquaril, abriu as suas portas para falar sobre um assunto diferente. Entre representantes de instituições e organizações sociais locais e moradores, treze pessoas se reuniram para falar sobre cuidados com o meio ambiente e, em especial, com a água.  Para dar visibilidade ao projeto de conservação de nascentes, alunos matriculados no 4º e 5º anos da Escola Municipal Fernando Dias Costa, participarão do Concurso de Redação.

Além do concurso, diversas outras atividades pretendem ajudar na divulgação do projeto e na conscientização sobre a importância de preservação das nascentes. No dia 09 de dezembro, durante o evento “Brincando na Rua”, realizado pela instituição Gota Social no bairro,  será realizada uma oficina sobre espécies nativas da região e uma oficina de colorir sobre temáticas ambientais para crianças. Estão previstas ainda outras atividades culturais com foco no meio ambiente como uma batalha de hip hop e uma oficina de grafite.

Galo

Nascente Mãe D´água, no Galo, será foco do Projeto Conservação de Nascentes no bairro

No Galo, além do Concurso de Redação, que será realizado na  Escola Municipal David Finlay, também será realizado um trabalho de conscientização porta-a-porta com o objetivo de orientar as pessoas sobre a importância de descartar corretamente os seus resíduos.

Concurso de redação

Com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita dos alunos, buscando reconhecer os talentos da comunidade escolar, além de sensibilizar as crianças sobre a importância da conservação de nossas nascentes, os alunos dos 4º e 5º anos da Escola Municipal David Finlay (Galo) e da Escola Municipal Fernado Dias Costa (Taquaril) participarão de um Concurso de Redação sobre o assunto. As redações serão entregues até o dia 04 de dezembro e os vencedores serão conhecidos no dia 11.  Os primeiros lugares de cada escola serão premiados com tablets, os segundos lugares, com mochilas e kits escolares e os terceiros lugares com kits escolares. Além disso, todos os alunos vencedores e seus professores receberão ingressos para assistir a um filme no cinema com a família.

PEA Empabra

Apesar de estar com suas atividades minerárias suspensas desde julho e sem obrigação legal de fazê-lo, a Empabra continua realizando o seu Programa de Educação Ambiental (PEA) nas comunidades de entorno da Mina do Corumi. O programa é conduzido pela CDM, Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana, e contempla projetos que propiciam às comunidades o fortalecimento das suas potencialidades, o exercício de diálogo comunitário, a compreensão das condições necessárias para compreender como evitar, controlar ou mitigar impactos socioambientais, além do conhecimento da medidas de controle ambiental do empreendimento, objetivando uma concepção integrada do patrimônio ambiental.

 

 

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *