O Programa de Educação Ambiental (PEA) da Empabra prevê a realização de um projeto de Diálogo Socioambiental em cada uma das comunidades de entorno da empresa. Trata-se de um projeto estruturado de ações de comunicação para estreitar o relacionamento da empresa com as comunidades, permitindo a divulgação de informações oficiais e, também o exercício de articulação e diálogo comunitários.

No bairro Taquaril, duas reuniões já foram realizadas e estão gerando frutos. A última foi realizada no dia 30 de outubro, na sede do Projeto Providência, e contou com a presença de 13 pessoas, entre representantes de instituições e organizações sociais locais e moradores. Nela, ficou estabelecida uma Comissão Comunitária de Meio Ambiente – CCMA e definido um Plano de Ação que será executado por esta comissão com o apoio da CDM (Cooperação para Desenvolvimento e Morada Humana), instituição responsável pela condução do PEA.

Entre as ações contidas neste Plano de Ação, estão: a criação de um regimento interno para a Comissão Comunitária de Meio Ambiente; uma capacitação para os moradores sobre os órgãos ambientais e suas competências nos âmbitos do licenciamento ambiental e conservação de nascentes;  o mapeamento de nascentes do Conjunto Taquaril, através de registro fotográfico, relatório geral de condições e localização em mapas e  a realização de uma visita à Mina Corumi, prevista para o mês de fevereiro com a finalidade de acompanhar o avanço da recuperação ambiental, em comparação à última visita.

E, considerando o entusiasmo dos moradores, todas as apostas são para que o grupo traga boas novidades para a comunidade. Cloves Furtado, presidente da Associação Gota Cultural  confirma este entusiasmo: “Estou muito feliz e esperançoso em participar deste grupo que só tem a agregar para a nossa comunidade”.

A próxima reunião acontecerá na segunda semana de dezembro, quando será discutido o regimento interno da Comissão e a comunidade receberá capacitação sobre licenciamento ambiental e conservação de nascentes.

Sede do Projeto Providência recebe reunião do DSA – Diálogo Socioambiental.

PEA Empabra

Apesar de estar com suas atividades minerárias suspensas desde julho e sem obrigação legal de fazê-lo, a Empabra continua realizando o seu Programa de Educação Ambiental (PEA) nas comunidades de entorno da Mina do Corumi. O programa é conduzido pela CDM, Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana, e contempla projetos que propiciam às comunidades o fortalecimento das suas potencialidades, o exercício de diálogo comunitário, a compreensão das condições necessárias para compreender como evitar, controlar ou mitigar impactos socioambientais, além do conhecimento da medidas de controle ambiental do empreendimento, objetivando uma concepção integrada do patrimônio ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *