O Programa de Educação Ambiental (PEA) da Empabra prevê a realização de um projeto de Diálogo Socioambiental em cada uma das comunidades de entorno da empresa. Trata-se de um projeto estruturado de ações de comunicação para estreitar o relacionamento da empresa com as comunidades, permitindo a divulgação de informações oficiais e, também o exercício de articulação e diálogo comunitários.
No bairro Taquaril, duas reuniões já foram realizadas e estão gerando frutos. A última foi realizada no dia 30 de outubro, na sede do Projeto Providência, e contou com a presença de 13 pessoas, entre representantes de instituições e organizações sociais locais e moradores. Nela, ficou estabelecida uma Comissão Comunitária de Meio Ambiente – CCMA e definido um Plano de Ação que será executado por esta comissão com o apoio da CDM (Cooperação para Desenvolvimento e Morada Humana), instituição responsável pela condução do PEA.
Entre as ações contidas neste Plano de Ação, estão: a criação de um regimento interno para a Comissão Comunitária de Meio Ambiente; uma capacitação para os moradores sobre os órgãos ambientais e suas competências nos âmbitos do licenciamento ambiental e conservação de nascentes; o mapeamento de nascentes do Conjunto Taquaril, através de registro fotográfico, relatório geral de condições e localização em mapas e a realização de uma visita à Mina Corumi, prevista para o mês de fevereiro com a finalidade de acompanhar o avanço da recuperação ambiental, em comparação à última visita.
E, considerando o entusiasmo dos moradores, todas as apostas são para que o grupo traga boas novidades para a comunidade. Cloves Furtado, presidente da Associação Gota Cultural confirma este entusiasmo: “Estou muito feliz e esperançoso em participar deste grupo que só tem a agregar para a nossa comunidade”.
A próxima reunião acontecerá na segunda semana de dezembro, quando será discutido o regimento interno da Comissão e a comunidade receberá capacitação sobre licenciamento ambiental e conservação de nascentes.
PEA Empabra
Apesar de estar com suas atividades minerárias suspensas desde julho e sem obrigação legal de fazê-lo, a Empabra continua realizando o seu Programa de Educação Ambiental (PEA) nas comunidades de entorno da Mina do Corumi. O programa é conduzido pela CDM, Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana, e contempla projetos que propiciam às comunidades o fortalecimento das suas potencialidades, o exercício de diálogo comunitário, a compreensão das condições necessárias para compreender como evitar, controlar ou mitigar impactos socioambientais, além do conhecimento da medidas de controle ambiental do empreendimento, objetivando uma concepção integrada do patrimônio ambiental.