Mutirão no bairro Castanheiras reuniu moradores, prefeitura e equipe de condução do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Empabra para recolher resíduos e conscientizar a população sobre a necessidade de descarte correto dos resíduos. No dia 05 de abril, cerca de 50 pessoas participaram das atividades que resultaram na coleta de quatro toneladas de resíduos.
União entre comunidade e poder público resultou na coleta de quatro toneladas de residuos
A ação é parte do projeto Diálogo Socioambiental (DSA), do PEA, que institui uma Comissão Comunitária de Meio Ambiente no bairro, com o objetivo de debater a relação entre a comunidade e o ambiente onde vive, propondo ações para a melhoria desta relação. O descarte incorreto de resíduos foi apontado como um dos principais problemas ambientais do bairro e, por isso, o mutirão foi realizado na comunidade.
A Prefeitura Municipal de Sabará foi uma parceira importante do evento, enviando caminhões e a equipes dos setores de Zoonoses e de Meio Ambiente que fizeram as visitas as casas da parte mais baixa do bairro, quanto membros da Comissão Comunitária de Meio Ambiente (CCMA) e equipe CDM se concentraram na principal via do bairro (Rua Catarina de Freitas).
O descarte de resíduos é um problema ambiental que pode ter impacto direto na saúde da comunidade, uma vez que pode contribuir para a proliferação de mosquitos causadores de doenças como a dengue, por exemplo.
PEA Empabra
Apesar de estar com suas atividades minerárias suspensas desde julho e sem obrigação legal de fazê-lo, a Empabra continua realizando o seu Programa de Educação Ambiental (PEA) nas comunidades de entorno da Mina do Corumi.
No Castanheiras, o Programa é composto por dois projetos, o Diálogo Socioambiebtal (DSA) e o Hortas Urbanas.
O programa é conduzido pela CDM, Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana, e contempla projetos que propiciam às comunidades o fortalecimento das suas potencialidades, o exercício de diálogo comunitário, a compreensão das condições necessárias para compreender como evitar, controlar ou mitigar impactos socioambientais, além do conhecimento da medidas de controle ambiental do empreendimento, objetivando uma concepção integrada do patrimônio ambiental.