Desde o início das atividades da Empabra na Mina do Corumi, cerca de R$ 20 milhões foram investidos nas comunidades, beneficiando milhares de pessoas, por meio da construção e reformas de sedes para associações comunitárias, quadras esportivas e unidade de saúde e, também, da abertura e revitalização de vias urbanas nos bairros onde a operação está presente.

Além disso, enquanto as atividades estavam em execução, a empresa gerou cerca de 250 empregos, prioritariamente nas comunidades de entorno e arrecadação tributária para os municípios de Belo Horizonte, Sabará, Nova Lima e Raposos, além de recursos também para os Governos Estadual e Federal.

A empresa possui equipe e consultorias técnicas compostas por profissionais de diversas áreas, entre eles geólogos, geotécnicos e engenheiros de minas. Todas as atividades são executadas seguindo metodologias e práticas consagradas para recuperação de áreas degradadas em empreendimentos minerários.

Em 2021 a empresa iniciou um pedido de licenciamento no órgão regulador para a retomada de suas atividades. Esta retomada tem o objetivo de fechamento da mina e a finalização da recuperação ambiental, com duração de aproximadamente cinco anos.
Assim como no passado, a Empabra irá priorizar a contratação de pessoas das comunidades vizinhas para os mais de 100 empregos previstos para a retomada do empreendimento. Além disso, iremos manter as ações sociais e culturais.