No mês de setembro, a Empabra deu importantes passos em seu relacionamento com as comunidades de entorno. Lideranças comunitárias e moradores dos bairros próximos estiveram na Mina do Corumi, onde foram recebidos por Yuri Azevedo, gerente de Meio Ambiente que, além de apresentar as atividades realizadas pela empresa, também esclareceu dúvidas sobre o empreendimento e a paralisação das atividades minerárias.

Cidade Jardim Taquaril

Na noite do dia 11 de setembro, seis moradores do bairro Cidade Jardim Taquaril, o mais próximo da empresa, estiveram na Mina do Corumi. Durante a reunião, foram esclarecidas muitas dúvidas técnicas sobre o trabalho de recuperação ambiental desenvolvido e também sobre aspectos jurídicos da atuação da empresa. Na última sexta, dia 21, alguns moradores retornaram à empresa para uma visita durante o dia.

Taquaril

Abrindo a série de visitas à unidade, no dia 12 de setembro, treze lideranças comunitárias do bairro Taquaril estiveram na Mina do Corumi e conheceram de perto as ações de recuperação ambiental em andamento.

 

Castanheiras

“Foi muito importante essa visita. Agora a gente pode falar melhor para as pessoas sobre o que acontece aqui.” Com essas palavras, Nivaldo Santos, vice-presidente da Associação Comunitária do bairro Castanheiras, encerrou a visita que fez à Mina do Corumi no dia 13 de setembro. Ele e mais dez lideranças do bairro conheceram a unidade e, também,  conversaram sobre a relação de vizinhança entre empresa e comunidade.

 

Galo

O bairro Galo está na divisa entre de Nova Lima e Raposos e é onde está localiza da a unidade do Transbordo. No dia 19 de setembro, a  Empabra e a CDM, Cooperação para o Desenvolvimento da Morada Humana, empresa que coordena as ações do PEA, estiveram na comunidade, apresentando os projetos que serão realizados e conversando sobre as demandas da comunidade.

 

 

As reuniões e visitas fazem parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Empabra que, entre outras atividades, promove o projeto “Diálogo Socioambiental” , uma série de encontros periódicos para discussão de temas socioambientais e relativos ao empreendimento. Todas as ações do programa são conduzidas pela CDM – Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana.

 

 PEA Empabra

Apesar de estar com suas atividades minerárias suspensas desde julho e sem obrigação legal de fazê-lo, a Empabra continua realizando o seu Programa de Educação Ambiental (PEA) nas comunidades de entorno da Mina do Corumi. O programa é conduzido pela CDM, Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana, e contempla projetos que propiciam às comunidades o fortalecimento das suas potencialidades, o exercício de diálogo comunitário, a compreensão das condições necessárias para compreender como evitar, controlar ou mitigar impactos socioambientais, além do conhecimento da medidas de controle ambiental do empreendimento, objetivando uma concepção integrada do patrimônio ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *