Recuperação Ambiental
A recuperação ambiental é o processo pelo qual são promovidas intervenções em determinada região, com o objetivo de restaurar os processos funcionais de determinado ecossistema.
Em 2012, a Empabra iniciou suas atividades de recuperação ambiental na Mina do Corumi, por meio de um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), com o objetivo de tratar o passivo ambiental oriundo de atividades minerárias realizadas na década de 50. O encerramento destas atividades, sem planejamento, resultou em pilhas de minério espalhadas em uma área sem sistema de drenagem e sem reconformação topográfica.
As ações de recuperação ambiental realizadas na área tem o objetivo de garantir a estabilidade das estruturas locais, promover a melhoria da drenagem, contribuir com aumento do volume e da qualidade dos cursos hídricos da região e garantir a harmonia paisagística da área.
Para que estes objetivos sejam alcançados, as seguintes ações de recuperação ambiental já foram realizadas ou estão em andamento:
– Retirada e comercialização de finos.
– Descomissionamento de diques (pequenas barragens).
– Reconformação de taludes.
– Implantação de sistemas de drenagem.
– Instalação e manutenção de Sumps para contenção de sedimentos e recarga de aquífero.
– Revegetação com mudas nativas.
Atualmente, a Empabra realiza apenas atividades de recuperação ambiental envolvendo estabilização de taludes, reconformação de estruturas, adequação do sistema de drenagem e revegetação da área do empreendimento.
*As atividades minerárias na Mina do Corumi estão suspensas desde o dia 18 de julho de 2018.